A Kentherm Technologies se desenvolveu na Fabricação de diferentes Equipamentos e Tecnologias de descontaminação e Purificação do Ar, Líquidos, Superfícies, Produtos, Equipamentos e Ambientes Industriais amplamente amparada e Referenciada pelo avanço destes setores nos Centros Mais Avançados Mundiais.
A Kentehrm se diferenciou por possuir ampla Pesquisa & Desenvolvimento e na Geração de Tecnologias Proprietária bastante avançada e Especialmente dotada dos melhores Artefatos em cada Setor PARA REDUÇÃO E ELIMINAÇÃO DA cARGA MICROBIOLÓGICA
REDUÇÃO DA CARGA MICROBIOLÓGICA
A CARGA MICROBIOLÓGICA REFERE-SE A QUANTIFICAR VÍRUS, LEVEDURAS E FUNGOS, BACTÉRIAS e suas atividades biológicas em cada alimento e a relação desses microrganismos com os produtos alimentícios fabricados pela indústria.
Dessa forma, que é feito avaliar como esses organismos impactam as propriedades de alimentos destinados ao consumo humano ou animal. Tal influência pode assumir tanto uma natureza prejudicial, quando a ação dos microrganismos torna o alimento inadequado para consumo.
Os microrganismos deteriorantes são aqueles que, ao interagirem com o produto alimentício, causam reações físicas e químicas que o deterioram, tornando-o impróprio para consumo. Esse processo é normalmente notado por meio de alterações no cheiro, cor, aspecto, textura e sabor do produto.
Já os microrganismos patogênicos são aqueles que causam as chamadas doenças transmitidas saúde dos consumidores.
Em se tratando da indústria de alimentos, as principais fontes de contaminação são A Contaminação Microbiológica
A Kentherm Technologies possui uma linha específica de Equipamentos das mais avançadas tecnologias empregadas nos países desenvolvidos na atualidade para redução ou eliminaçao da carga Microbiológica ou patogênicos Específicos:
→ Equipamentos Ultravioleta UV-C → Equipamentos Ultravioleta UV-C PCO FOTOCATALÍTICOS → EQUIPAMENTOS ULTRAVIOLETA UV-C FOTOCATALÍTICOS ACOPLADOS A PLASMA A FRIO HV → EQUIPAMENTOS ULTRAVIOLETA UV-C PLASMA A FRIO HV
AAplicação destes equipamentos individuais ou acoplados inativa os Vírus, Elimina e/ou degrada definitivamente todos os contaminantes, patogênicos em tempo Ínfimo.
RISCOS E PREVENÇÃO
→ Ambiente: microrganismos podem estar presentes no ar, solo, água e superfícies de contato. A contaminação pode ocorrer durante a colheita, processamento e armazenamento
dos alimentos.
→ Matérias-primas: vegetais e carnes podem conter naturalmente microrganismos. A qualidade das matérias-primas e as práticas agrícolas influenciam diretamente a presença de patógenos.
→ Processos de produção: durante a fabricação de alimentos, a contaminação cruzada pode ocorrer se equipamentos e superfícies não forem devidamente higienizados. Além disso, o uso inadequado de aditivos e conservantes pode favorecer o crescimento de microrganismos.
Exemplos incluem Salmonella, E. coli, Listeria monocytogenes, bactérias que podem causar doenças transmitidas por alimentos (DTAs). Em geral, eles contaminam os produtos devido a condições precárias de higiene em alguma fase do processo de produção, transporte, armazenamento ou manuseio, seja no nível industrial, comercial.
Aplicaçoes → PROCESSO FOTOCATALÍTICO PCO HETEROGÊNEO
Aplicaçoes →ESTES EQUIPAMENTOS TÊM A FINALIDADE DE PURIFICAR E DESCONTAMINAR O AR AMBIENTE, SUPERFÍCIES E LÍQUIDOS, Especialmente Sucos Naturais, EUIPAMENTOS, INSTALAÇÕES , PRODUTOS E EMBALAGENS, PRESERVAR OS ORGANISMOS ESSENCIAIS À VIDA AMBIENTE.
Aplicações principais Eliminação de Bolor, Leveduras, Fungos, Esporos Insústrias de Masas, na Indústria de Sucos Naturais, Refrigerantes, Panificação com aumento Exponencial da Vida Útil de Prateleriras.
Tecnologias PCO com lâmpadas UV-A ou UV-C são as principais Tecnologias de Excelência na descontaminação de ambientes de saúde, eliminar ou inativando vírus e patogênicos, descontaminar alimentos e instalações de produção, impondo excelente incremento no Shelf Time de alimentos.Com origem há mais de 50 anos, significa a irradiação com Luz Ultraviolet UV-C de Filtros Revestidos de camada de Semi-Condutor de Titânio e Catalisadores Minerais e Metálicos , gerando reconhecida Ionização Descontaminante e Plasma Não Térmico de Baixa Voltagem.
FOTOCATÁLISE HETEROGÊNEA
Os Principais Oxidantes criados diretamente pelos POA Processos Oxidativos Avançados são:
→ Radicais Hidroxila (HO•)
→ ânion Radical Superoxido (O2•−),
→ Radical HBidroxiperil (HO2•)
→ Peróxido de Hidrogêncio Gaseificado (H2O2)
→ Plasma não Térmico de Baixa Voltagem.
→ Esses Íons do Aglomerado, consitindo de Oxigênio carregado negativamente e Hidrogênio carregado positivamente, viajam por todo o espaço ventilado, criando produtos de Oxidação Avançada adixionais no Ambiente: Plasma não Térmico derivados do Processo Fotocaalítico Heterogêneo,bem como inativando contaminantes nocivos através do contato direto e nos produtos sólidos, Líquidos, Sjperfícies, Equipamentos, instlações e Embalagens.
O sistema fotocatalítico Kentherm alimentado por luz ultravioleta de comprimento de onda Germicida leva oxigênio e a umidade natural encontrada no ar aprimorada para criar uma série de "oxidantes amigáveis". Estes são oxidantes que são baseados em oxigênio e hidrogênio e revertem para dióxido de carbono e vapor de água inofensivos depois de oxidarem.
→ Processo de Oxidação Natural, não altera nenhuma qualidade Organoléptica dos Produtos Alimentícios ( sabor, odor, textura)
→ Nenhum produto químico está envolvido e, portanto, nenhum resíduo químico permanece.
→ Processo “seco” – O processamento de ambientes se dá abaixo da linha de saturação (ponto de orvalho) do ambiente, ou seja, não molha.
→ Os principais oxidantes criados diretamente pela célula são:
→ Radicais Hidroxila (OH)
→ Peróxido de Hidrogênio Gaseificado (H2O2)
→ Super Óxidos (O2-)
→ Adicionalmente o sistema cria um Cluster de Ions → PLASMAÀ FRIO - viajam por todo o espaço ventilado, criando produtos de oxidação avançados adicionais no ambiente, bem como inativando contaminantes nocivos através do contato direto nos produtos, instalações, Equipamentos, embaçagens.
→ Os Filtros Fotocatalíticos PCO nos processos alimentícios, eliminam Bolor, Fungos, Leveduras e esporos causadores, além de dos microrganismos mais tóxicos e nocivos presentes nos alimentos são as bactérias, os bolores e as leveduras. Dentre eles, destacam-se: Enterococcus; Salmonella; Bacillus cereus; coliformes, Listeria monocytogenes.
→ Com isso aumentam seguramente a vida útil dos alimentos em até múltiplas vezes, sem qualquer modificações dos sabores naturais, odor, textura, mantendo o elevado sabor natural.
PRINCIPAIS PATOGÊNICOS E CONTAMINANTES DA lINHA ALIMENTÍCIA, INATIVADOS OU ELIMINADOS PELA LINHA DE EQUIPAMENTOS E TECNOLOGIAS DA KENTHERM
Alicyclobacillus
Alicyclobacillus, um gênero de bactérias termofílicas, acidófilas e formadoras de esporos, surgiu como uma ameaça significativa para o setor global de sucos de frutas e bebidas. Embora não represente nenhum risco para o consumo humano, muitas espécies de Alicyclobacillus podem produzir sabores estranhos nas bebidas, levando à desconfiança em relação à sua marca.
Essas bactérias podem sobreviver aos processos de pasteurização comumente usados na produção de sucos e se desenvolver no ambiente ácido dos sucos de frutas e de outras bebidas. O impacto econômico da contaminação por Alicyclobacillus é impressionante, com estimativas que sugerem que um melhor controle da deterioração microbiana poderia aumentar significativamente os lucros e reduzir o desperdício no setor de sucos.
Sobrevivência em ambientes ácidos: As espécies de Alicyclobacillus são acidófilas, o que significa que podem crescer e se desenvolver em ambientes de pH baixo, como sucos de frutas e outras bebidas ácidas. Essa capacidade de sobreviver em condições ácidas os diferencia de muitos outros microrganismos de deterioração.
Resistência à pasteurização:Os esporos de Alicyclobacillus, especialmente os de A. acidoterrestris, são altamente resistentes ao calor e podem sobreviver aos processos de pasteurização comumente usados na produção de sucos de frutas e bebidas. Essa resistência ao calor permite que os esporos permaneçam dormentes no produto até que as condições se tornem favoráveis à germinação e ao crescimento.
Listeria monocytogenes
A Listeria monocytogenes é um microorganismo psicrotrófico patogênico
causador de doença com alta taxa de mortalidade.
Amplamente presente no ambiente, tem baixa dose infectante e é um importante agente de DTA – Doenças Transmitidas por Alimentos.
A RDC 12/2001, que estabelece padrões microbiológicos para alimentos,
exige a análise de L. onocytogenes para queijos de alta e média umidade,
já que tem sido frequentemente encontrada em produtos lácteos.
O MAPA, em sua IN No.9/2009 passou a instituir os procedimentos de controle da Listeria monocytogenes
em produtos de origem animal prontos para consumo.
A listeriose afeta normalmente grupos de risco específicos, compostos por crianças,
recém- nascidos, idosos, gestantes e imunodeprimidos.
Normalmente está associada a determinados alimentos, como produtos lácteos,
principalmente leite cru, frutos do mar e produtos a base de carne vermelha e aves
Enterococcus faecalis - Streptococcus faecalis
Enterococcus faecalisbacteria, formalmente conhecida como Streptococcus faecalis. Enterococcus faecalis é uma bactéria Gram-positiva comensal (flora normal) do sistema digestivo humano e de outros mamíferos.
Amplamente encontrada no ambiente, pode causar infecção urinária, meningite e bacteremia, especialmente em ambientes hospitalares.
E. faecalis constituem 85 a 90% das espécies de Enterococcus identificados nos humanos, sendo essa espécie a menos propensa ao desenvolvimento de resistência a antibióticos.
E. faecium é o menos prevalente, de 5 a 10%, mas apresenta maior propensão ao desenvolvimento de resistência.
Penicillium SP
Penicillium é um gênero de fungos, o comum bolor do pão, que cresce em matéria orgânica especialmente no solo e outros ambientes úmidos e escuros. Por contágio, contaminam frutas e sementes e chegam a invadir habitações, sendo responsáveis pelos bolores que se instalam em alimentos para consumo humano.
Bacillus cereus
Bacillus cereus produz duas toxinas: diarréia e emética.
A toxina diarréica é produzida no intestino delgado, após a ingestão de alimentos
que tenham um número suficiente de células de B. cereus em sua composição.
O Bacillus cereus é uma bactéria Gram-positiva pertencente à família Bacillaceae.
Estima-se que o Bacillus cereus seja responsável por 1,4% a 12% de todos os
surtos de intoxicação alimentar em todo o mundo.
Esta bactéria é um dos principais agentes causadores de doenças transmitidas por alimentos provocadas por toxinas.
alimentos em que esta bactéria pode ser detectada:
Alimentos ricos em amido (arroz, macarrão),
Vegetais frescos e processados,
Produtos a base de frutas,
Molhos e sopas,
Saladas cruas,
Leites e produtos lácteos,
Carnes e derivados,
Chocolates, Barra de Nutirentes, Barra de Cereais
Especialmente Projetados para reduzir a Carga Microbiológica nos setores Indústriais Indústria Alimentícia, Insummos, Cosméticos.Farmacêutica, Clínicas, produção da
Linha de Purificadores de Alta Eficiência Saúde - Locais Públicos purificadores compac Ultravioleta UV-C / purificadores premium ultravioleta uv-c Altamente Eficazes na Eliminação de Infecções Respiratórias do Ar Ambiente